.: Política

Quem sou eu

Sou formado em Comunicação Social em 2010 e pós graduando em Comunicação Empresarial e Institucional e estudo gastronomia na Anhembi Morumbi. Falo castellaño fluente devido um tempo em que morei em Madrid, antes da crise econômica, inglês intermediário e mandarim básico. Tenho curiosidade para descobrir fatos, novidades que estejam causando espanto à sociedade. Por isso, nasci jornalista!

Política



Ciranda de Pedra no Paraguai 09-07-2012

O Paraguai vive, ainda, a crise política. Com isso, os países integrantes do MERCOSUL, estão fazendo a sua parte para manter aquela união firmada no momento da criação da comunidade latina. Será? A Argentina veta relacionamento, a Venezuela, que nem faz parte do bloco, proíbe entrada de petróleo e Brasil diz que Paraguai deveria ser expulso do bloco.

Onde está o apoio da OEN (Organização dos Estados Americanos)? Esta semana, será discutida mais uma vez a situação do pais. Este impeachment do ex-presidente Lugo, caracteriza-se um golpe de estado, logo, segundo os EUA, a OEN não vem se portando como deveria para finalizar de imediato esta situação que vem se prolongando a quase um mês.

O pior que enquanto isso não se resolve, os paraguaios que estão ficando cada vez mais isolado do mercado internacional. Em consequência, a crise acaba prejudicando, os cidadãos. Continuaremos a assistir as pacatas e passivas decisões da OEN que ao invés de tomar decisões enérgicas, se comporta como “to nem ai onde isso vai dar”.

Edvaldo Saraiva 

Estilo, quem tem sabe se sair bem

         No último dia 04 de Julho, Arnaldo Jabour ensinou ética aos nossos ladrões desclassificados que, claro, sempre são presos por não terem prestado atenção na educação que as nossas mães tão sabiamente nos ensinam desde que nascemos.
         Brasília sempre foi e sempre será um exemplo de como se portar em uma situação constrangedora. Aqui vão algumas dicas ensinadas pelo nobre colega:

- evitem falar ao telefone, usem códigos sutis e em figuras que relembram época da ditadura. 
- a aparência é importante mesmo, não desbote os cabelos com tintas de farmácia. Use mesmo natural e com um bom corte e um bom penteado, afinal, com o lucro do tráfico dá para pagar um bom hairstyle.
- sempre negar tudo e use até mesmo o nome de Deus, negue com elegância e com tons irônicos e debochados e lábios sem temor.

- não gaste tudo de uma vez, seja rigoroso ao ir em restaurantes esbanjar o duro lucro conquistado.

         Com estas dicas, claro que nossos pequenos ladrões não ficarão em cana. Já dizia minha linda avozinha, o exemplo é sempre a melhor maneira de crescer na vida. Que o diga o nosso ilustre Senador Demóstenes Torres que nesta semana estará recebendo alguns poucos acoites, pois afinal de contas, é preciso calar a imprensa por algum tempo, até a poeira baixar. Exemplo este do nosso nobre e elegante Collor. Afinal, como diz a Márcia de Chocolate com Pimenta, “nóis somo chique bem”.

Edvaldo Saraiva

Terceiro Mundo a Vista

Assim como são as pessoas, são os impérios. Eles nascem disseminam sua hegemonia e morrem.
Foi assim com todos os impérios que já houve no mundo, desde os mais remotos aos vigentes, mais cedo ou mais tarde, ruirão.

E não é diferente com o império americano. Mas eles já estão se preparando para a eminente queda precedida do tombo, causado pelo abalo das bolsas em 2008.
Já tem até séries de TV e Filmes com críticas sociais, recurso que até então só eram usados por países pobres numa tentativa de chamar a atenção das autoridades para suas incontáveis mazelas.

Dia destes, vi uma sena digna de sociedade em queda livre. Um decadente policial espancava manifestantes de All street, daqueles que protestam contra o capitalismo e suas conseqüências.

O balofo policial em nada lembrava o bravo e justiceiro policial americano dos filmes de outrora. Era simplesmente um inexperiente soldado para aquela empreitada.
Aos americanos, só lhes faltam as mulatas e aprenderem a realizar o maior espetáculo da terra. Abandonarem de vez o glamour dos estádios de futebol americano e se amarrarem nas peladas. Lutar com paixão para ganharem a próxima copa do mundo, se possível, contra o Brasil. Mesmo porque, em pouco tempo, não daremos mais atenção para tais folclores.

Devem por fim, ser mais complacentes com a corrupção, comerem mais arroz com feijão e aprenderem o jeitinho brasileiro. E como somos muitos hospitaleiros, sejam bem-vindos ao teceiro mundismo. Já que nossos los hermanos, jamais lhes dirão.

Valério Sobral


O império do perdão
Jader Barbalho
Já pensou? Nós brasileiros moramos em um país que o perdão, que só vale para quem tem dinheiro, é aplicado de verdade. No próximo dia 28 de dezembro do ano corrente, o absolvido do PMDB do Pará, irá tomar posse como senador.
Jader, teve seu registro de candidatura cassada pela justiça cassada pela justiça eleitoral com base na lei da ficha limpa. Porém, o supremo e põe supremo nisso, decidiu que a lei não estava em vigor em 2010.
Alguns meses atrás, eu estava com uma dívida em um banco e em menos de 20 dias de atraso eles colocaram meu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e eu tive de me virar nos trinta para retirar e manter o compromisso de pagar a dívida.
Já dizia Renato Russo, “que país é esse?”

Edvaldo Saraiva


Fim? De que?



Brasileiro, tem uma mente fraca e sempre usam corretivos para apagar fatos importantes da memória. Irei tentar resumir em poucas palavras um evento que acredito eu, já fez os cidadãos tupiniquins se acostumarem na vida cotidiana desta enorme nação.
O evento em questão foi batizado de mensalão que foi um esquema de compra de votos de parlamentares na Câmara dos Deputados considerado a maior crise política do governo do presidente Lula. Foi denunciado pelo deputado Roberto Jefferson do PTB da base aliada ao governo no dia 06 de junho de 2005.
O mensalão existe muito antes de ser denunciado e traduz uma série de palavras que o brasileiro não merecia conhecer: corrupção, propina, maracutaia, pedágio, gorjeta, superfaturamento, lavagem de dinheiro, caixa dois, dinheiro não contabilizado entre outras.
Pois bem, o ilustre ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, concluiu o processo do mensalão que dura desde 2007, dois anos depois do boom na mídia. A previsão para o fim de mais um capítulo da novela da vida real deste país está prevista para o meio do ano que vem. 
Barbosa ainda não concluiu o seu voto, mas está ciente de que irá punir os culpados e também, claro, absolver. 
O mensalão, foi um dos piores acontecidos do governo Lula e que ficou famoso pelas picaretagens que aconteceu debaixo de suas barbas e quando interrogado ele respondia “não sei de nada”. Incrível como um presidente de uma nação não saiba de nada do que acontece dentro do seu próprio ninho. 

Edvaldo Saraiva



A dita dura que nunca tem fim

Foi anunciado ontem a morte do ditador Kim Jong-il pela TV estatal da Coréia do Norte. Acredita-se que o ditador faleceu no último sábado, porém a notícia foi dada ontem, quando na volta de uma viajem sofreu um ataque cardíaco e veio a falecer. A mídia coreana é completamente dominada pelo governo e por esta razão as notícias são filtradas e só o que for de interesse político é divulgado.

No mesmo dia da sua morte, foi testado um míssel de curto alcance na costa leste, segundo a mídia sul-coreana.  As grandes potencias tem medo do que esses testes venham a resultar, principalmente os Estados Unidos. 
Ao ver as imagens do povo coreano é notável o medo e o choro forçado das pessoas durante o velório. E mais surpreendente é ver o que ainda existe em um mundo tão moderno como o que vivemos.

Lembrando que há poucos meses foi deposto e morto pelo povo o ditador da Líbia Muammar Kadhafi que com muita luta os oprimidos se juntaram e o caçaram até ter o fim merecido. Muammar ficou desde 1960 liderando um país que sempre viveu com medo de poder viver em paz e teve vários envolvimentos com ataques terroristas. 

Agora, vem à tona a situação deprimente dos coreanos que viviam a ditadura de Kim e agora do seu sucessor, seu filho Kim Jong-um. Será que ainda depois de tanto tempo com o avanço da internet e com o exemplo de outros povos as pessoas de qualquer lugar desse mundo enorme não vão poder ser totalmente livres?

O Brasil, ainda hoje vive de certa forma uma ditadura. No norte e nordeste do pais, ainda há trabalhadores que são explorados por fazendeiros sem carteiras assinadas e vivendo em condições precárias. 

O bicho homem é complicado mesmo, vivem destruindo a vida ao seu redor e principalmente o mundo onde vivemos. Fico pensando no que Deus sente com tudo isso. Não deve ser fácil nem mesmo ser Deus pra aturar essa gente.


Edvaldo Saraiva

 


Direitos iguais
Se não me falha a memória, falar em direitos iguais quer dizer que a lei ou a punição, devem ser a mesma tanto para homem quanto para mulher. Quando as mulheres começaram a buscar esses direitos lá no final século XIX, acredito eu que elas não chegaram a pensar na conseqüência que isso lhes traria.

O que quero dizer é o que acontece hoje, de modo geral, é terrivelmente injusto. O homem quando se separa, muitas vezes passa por dificuldades para poder pagar pensão e sem ao menos pensar, as mulheres imediatamente os prendem porque a lei as protege.

Se for pensar em direitos iguais, a mesma responsabilidade que os homens têm de sustentar os filhos, a mulher também tem. Mas é mais fácil se vingar prendendo o ex marido que como disse, estamos comentando de modo geral, pois existem sim muitos irresponsáveis que somem e não dão a menor importância para a criança.

Pensando nisso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, quer o fim da prisão para quem deixar de pagar pensão alimentícia. Em audiência, Peluso questionou que prender e ineficaz e ele criará sugestões para criar alternativas à prisão imediata, pois se for por falta de emprego e sendo detido como a pensão será paga?

“A prisão deve ser o último caso. Antes dela, devemos encontrar meios para mitigar a possibilidade de prisão. Por exemplo, retirar o crédito da praça e, em caso de deboche, ele poderá passar a noite na cadeia. Mas não podemos retirar os meios para que ele consiga pagar a sua dívida”, afirmou o relator do novo código do processo civil na câmara dos deputados, Sérgio Barradas Carneiro (PT-Bahia). De vez em quando alguém lá no senado pensa!

Edvaldo Saraiva




Demissão é sempre a saída

Orlando Silva Jr., Alfredo do Nascimento, Antonio Palocci, Nelson Jobim, Wagner Rossi, Pedro Novais e Carlos Lupi. O que esses nomes têm em comum? Desonerados, demitidos ou pediram demissão dos seus cargos devido a envolvimento em corrupção. E parece que no governo Dilma, os nossos ministros estão sempre competindo quem vai ser o próximo a sair.

Enquanto os políticos da Europa estão chorando pela queda econômica do seu bem maior, seu país e a sua união continental, os nossos queridinhos ministros que deveriam estar fazendo de tudo para melhorar o transporte público, a saúde, a educação e o crescimento financeiro e econômico, estão cada dia enfiando as suas dignidades na lama e embolsando e luxando com o nosso dinheiro que tão arduamente recebemos.

Essa praga que infecta o nosso país, a corrupção, só terá fim quando o mundo tiver fim. Afinal, sobrevivem da genética histórica dos nossos desbravadores que povoaram a nossa terra verde e cheia dos filhos de Eva que quase nem existem mais, exterminados por eles mesmo.

O último “ofendido” é o ministro do trabalho e emprego Carlos Lupi que pediu demissão no último dia 04 porque foi descoberto a repassagem de um esquema de propina para ONG´s. O pedetista já não sabe mais nem o que dizer, se envolve em contradições constantemente falando que foi convidado para andar de jatinho em outro pronunciamento foi ele que levou o dono da Fundação pró-cerrado, Adair Meida. Ele diz estar se sentindo cansado e pressionado pela imprensa devida a essas blasfêmias.

O coitado já não sabe nem o que dizer. O fato, é que no fim de tudo, será arquivado e muito em breve o brasileiro vai esquecer e reeleger esse cidadão mais uma vez, para poder dar a ele poder para voar de jatinhos pagos do nosso próprio bolso.

Edvaldo Saraiva





Proteção ou prisão?

Foi publicado hoje  no jornal Folha de SP  novos métodos para proteção da Presidente Dilma. A partir de agora, ela será monitorada em todos os momentos. O gabinete de Segurança e Institucional da Presidência da República chegou a conclusão de que somente os  rádios walkie-talkie não são eficientes.

Minha gente, será possível que somente ela precise de proteção? Será que esse gabinete não parou pra pensar que as crianças de colégio público estão precisando de segurança também? Ou melhor, será que a Presidente Dilma chegou a pensar nisso? É certo que ela como autoridade máxima deste país necessite de proteção, porém, equipar todos os seus trajetos inclusive pessoais é um pouco de exagero. Melhor ela priorizar essa segurança pra quem realmente necessite.  

Edvaldo Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

Parceiro